quarta-feira, 20 de julho de 2011

13 livros

Na festa de aniversário dos meus 12 anos ganhei exatos treze livros. Sei porque contei e nunca esqueci o número. Parece que já havia se espalhado entre os amigos a minha predileção. Ou seria eu que, sem pudor, dei a dica? Meu irmão, que também fazia aniversário em data bem próxima e dividia comigo as festinhas, igualmente ganhou alguns e eu os incorporei, na cara dura. O mais hilário daquele dia foi que, com a festa rolando lá fora, minha mãe teve que me arrancar do banheiro aonde, sentada sobre o cesto de roupas, eu lia um dos presentes recém recebidos. A verdade é que eu mal podia esperar para todo mundo ir para casa e poder ler em paz. A festa já havia perdido todo o encanto.
Os meus anos de faculdade, morando sozinha e Porto Alegre e mal ganhando o suficiente para manter corpo e alma juntos, foram meio sombrios no quesito livros. Comprei poucos, alguns de leitura obrigatória do curso de jornalismo e que não estavam acessíveis na biblioteca. Namorava as vitrines de livrarias e lia escondida entre as estantes – auge da contravenção! – o que naquela época não era permitido, muito longe do que vivemos hoje, quando até poltronas as livrarias disponibilizam para que possamos ler com o maior conforto e decidir se vamos ou não comprar.
Hoje, podendo bancar melhor meu vício, compro livros aos baldes, muito mais do que consigo ler. Hoje as livrarias também facilitam ao máximo o pagamento, com tantas opções é praticamente um consórcio. Ainda me pego levando livros que namorava naquela época e que não estavam ao alcance do meu bolso, incluindo infanto-juvenis, ou para estocar mesmo, na eventual possibilidade de ficar sem ter o que ler e não poder comprar... Devo ser um prato cheio para qualquer psicólogo.

2 comentários:

Mi Müller disse...

Báh mas que saldo mais positivo isso... 13 livros, nunca consegui essa façanha, eu peço, peço e peço mas não consigo convencer muitos de que prefiro livros à roupas por exemplo, só marido e meus pais que já se converteram hehehehe... Eu em compensação dou livros pra todo mundo hehehehe...
estrelinhas coloridas...

Cecilia Nery disse...

Ai que delícia ganhar livro, ainda mais se forem 13, e podendo ainda incorporar outros do irmão. Que privilégio! Hoje também ganho livros, mas demorou para as pessoas ao meu redor perceber que era isso que eu queria ganhar. O bom seria se ao adquiri-los pudessemos também comprar o tempo para lê-los. Mas, basta tê-los presente para nos sentirmos satisfeitos.
E obrigada pelo seu comentário no blog. Fiquei emocionada. Bjs.