segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Livros no caminhão de mudança


Estou prestes a me mudar para outro apartamento que, embora seja maior e a também a casa dos meus sonhos, não terá um escritório como tenho hoje para colocar as estantes de livros. Até aí tudo bem, acho perfeito também ter os livros na sala. Acho que dão identidade a uma casa, aquecem e vestem um ambiente, deixando-o, inclusive, com uma personalidade que poucos tipos de decoração dariam. À parte o fato de eu estar empolgadíssima com a mudança, a verdade é que vão me faltar estantes na casa nova, pois nestes oito anos em morei neste apartamento onde estou hoje, chegaram muitos livros e eu invadi espaços até na cozinha. Como está fora de cogitação fazer uma seleção de livros para me desfazer, a verdade é que vou ter que meter (ainda mais) a mão no bolso, estantes para livros são caras, pois precisam suportar um peso grande. Vai ver se as estantes baratinhas aguentam uma fileira de livros sem vergar as prateleiras. O negócio é ser criativo. Li que Jaqueline Kennedy Onassis tinha pilhas de livros espalhados pela sala, até no chão. Acho chiquérrimo, mas ela era ela e morava em frente ao Central Park, em Nova Iorque. Não dá para competir. Enquanto o caminhão de mudanças não estaciona aqui embaixo, folheio compulsivamente revistas de decoração e passo 70% do fim de semana em frente ao computador procurando idéias diferentes e economicamente viáveis. Com um detalhe: não aceito falta de criatividade e aí fica – lógico – bem difícil...

2 comentários:

Cecilia Nery disse...

Denise, entendo sua ansiedade. Hoje não tenho estante, meus livros estão "tocaiados" no meu guarda-roupa, entre objetos e roupas. Não vejo a hora de mudar de casa (espero que seja logo) e aí então poder formar minha biblioteca, com uma estante pra lá de chique. Queria colocar no meu quarto, mas talvez tenha de deixar na sala. Tudo bem, desde que eles estejam confortavelmente acomodados. Então aí será a minha vez de procurar estantes fortes e lindas. Beijos.

lilly disse...

denise eu gosto muito de livros nos corredores que vao para os quartos.
dá a impressao qeu ao acbar o dia, e indo para o quarto a gente pode caminhar pelo longo corredor e pegar um livro para ler lá no nosso quarto.
mas acho que empilhar como Jackie O. fazia nao tem muito a ver.
uma opçao honesta e em conta sao as estantes de aço...e há as baixas e as altas.
danusa leao tinha as tais estantes na sala dela...de visitas e as estantes abrigavam vasos, livros e quadros.
em cinza parecem coisa fria e de escritório
e em branco?
já pensou?