sexta-feira, 1 de abril de 2011

Não estamos sós!


Matéria no site da Folha de São Paulo hoje "Maioria (82%) costuma cheirar livros, aponta enquete da Livraria da Folha" http://www1.folha.uol.com.br/livrariadafolha/897123-maioria-82-costuma-cheirar-livros-aponta-enquete-da-livraria-da-folha.shtml

reforça aquilo que eu sempre disse; graças a Deus não somos malucos sozinhos. E a loucura, quando (bem)acompanhada passa fácil por aquilo que chamamos de normalidade.
Diz a matéria, em caso de preguiça de ir até lá: "Esse aspecto do hábito de leitura é pertinente em um momento em que os livros eletrônicos ganham espaço no mercado editorial. Para alguns críticos da nova tecnologia, devorar uma obra na tela é como "transar com uma boneca inflável", ou seja, é uma experiência fria, impessoal, que exclui o prazer do tato e de outros sentidos como o olfato."

"O cheiro dos livros virou até alvo de performances. Nos EUA, Rachael Morrison, uma funcionária do MoMA (Museu de Arte Moderna de Nova York), lançou uma performance chamada "Smelling the Books" ("Cheirando os Livros"), em que ela pretende descrever o odor de cada volume da coleção da biblioteca."

E os "companheiros" são os mais variados. Até a presidente (recuso-me categoricamente a empregar o tempo "presidenta") Dilma Roussef admitiu em entrevista que costuma cheirar os seus livros.
Já citei neste blog em outro post escritores que também tinham o mesmo hábito e só voltei ao assunto porque a enquete da Folha me empurrou.

Em tempo: a imagem do post foi chupada do site da Folha. Se alguém achar ruim, é só me avisar que eu tiro. É Rachael Morrison cheirando livros em performance em Nova York

2 comentários:

lilly disse...

eu gosto do cheiro do livro novomas aluns tem cheiro de chule'
acredita que estes fedidinhos eu nao leio?
hahaha
bjs

Cecilia Nery disse...

Eu vi essa matéria, mas é engraçado, adoro o objeto livro, mas não costumo cheirar. Vou prestar mais atenção nisso, porque tantos leitores falam dessa paixão que estou me sentindo excluída. Beijos!