quinta-feira, 31 de março de 2011

Ex libris

Não faz tanto tempo assim que eu descobri o significado da expressão ex libris. Na verdade, tudo começou com o livro de mesmo nome de Anne Fadimann, onde ela relata seu relacionamento com os livros e o que eles significam para ela. É hilário o capítulo em que ela conta como “casou” a sua biblioteca com a do marido. Não só identifiquei-me com ela (menos a parte do marido) como fui atrás do ex libris e descobri é uma expressão latina empregada para determinar a propriedade de um livro. Pronto, não precisei mais nada, para uma obsessiva/compulsiva como eu era obrigatório que eu tivesse também um ex libris. Com a ajuda de uma amiga criei um lay out e pedi a outro amigo (pareço aproveitadora, mas juro que não sou) para imprimir. Após receber a pilha de impressos, cortadinhos e autocolantes, tive momentos absolutamente deliciosos por exatos dois dias (pouco, muito pouco) repassando livro por livro e colando o ex libris em cada um deles. Mesmo hoje, a cada nova aquisição, tenho momentos de puro prazer ao “marcar a ferro” as novas propriedades.

2 comentários:

Cecilia Nery disse...

Que bom que você conseguiu criar o seu ex-libris. Eu ainda não me atrevi, mas quero fazer também. Beijos!

Mi Müller disse...

Ah este livro de Anne Fadimann é mesmo uma preciosidade, já li três vezes e é sempre uma delícia. Eu ecnontrei ele do mesmo jeito que encontrei teu blog, pesquisando sobre Ex libris hehehehehehehe
Fiquei curiosa para ver teu Ex libris.
estrelinhas coloridas...