quarta-feira, 9 de março de 2011

Dias de infância


Marcel Proust: “Talvez não haja na nossa infância dias que tenhamos vivido tão plenamente como aqueles que pensamos ter deixado passar sem vivê-los, aqueles que passamos na companhia de um livro preferido. Ler para viver, Ler para fazer perguntas. A leitura é a mais civilizada das paixões. Mesmo quando registra atos de barbarismos, sua história é uma celebração da alegria e da liberdade. Ler significa aproximar-se de algo que acaba de ganhar existência."


Boa parte das lembranças da minha infância são associadas a livros, bibliotecas e mãe brigando porque estava na hora de apagar a luz e dormir. Dias de verão com as cigarras cantando loucamente nas árvores e eu dentro de casa atracada com algo fascinante. Para a criança que eu fui qualquer leitura era novidade, e são intensas as memórias de tudo aquilo que comecei a aprender através dos livros. E a eles eu só posso dizer: obrigada!

2 comentários:

Cecilia Nery disse...

Que lindo, Denise. Eu conhecia esta citação de Marcel Proust e é fantástica. Minhas memórias de leituras não chegam tanto à infância, embora meu pai sempre nos incentivasse comprando livros e revistas em bancas de jornais. Minha paixão pelos livros começou um pouco mais tarde, mas nem por isso menos importante. Beijos!

Mi Müller disse...

Denise que citação fantástica, minhas primeiras memórias literárias também remontam a infância e são tão doces estas lembramças, aos meus pais também só posso agradecer.
estrelinhas coloridas...