terça-feira, 13 de outubro de 2009

Ordem? Que ordem?


Guardo meus livros organizados em ordem alfabética pelo sobrenome do autor. Isso eu aprendi ainda criancinha na primeira biblioteca que frequentei, no colégio onde aprendi a ler. Até onde sei, a sistemática é praxe e tem como objetivo facilitar a procura de determinada obra. Até aí tudo bem. Mas é absolutamente insuportável que algumas livrarias de renome aqui de Florianópolis queiram ensinar um novo caminho das pedras e coloquem os livros nas prateleiras por ordem alfabética de título. Ah! Elas fazem exceção para os escritores mais conhecidos e, gentilmente, colocam Jorge Amado ao lado de Jorge Amado, Jane Austen ao lado de Jane Austen. E que nos contentemos com isso.
Aí fica difícil, dona chica! Já sapateei, reclamei com as coitadas das vendedoras, mas não tem jeito. O sistema muda por um ou dois meses e depois retorna à barbárie literária. Estou longe de ser especialista no tema, mas que dá ódio procurar um livro pelo título do qual muitas vezes não temos certeza, isso dá. E ainda temos que ouvir a vendedora explicando que essa é a forma certa de expô-los. Muito obrigada, minha filha. Qualquer sebo (abençoados sejam) tem mais didática que vocês. E é uma peninha, pois adoro livrarias... Mas isso é assunto para outra hora.

Um comentário:

Isabel Cristina disse...

OI Denise, pior é quem organiza os livros pela cor da capa!! kkkkk

Querida, muito obrigada pela dica com a casinha dos passarinhos. Não vou desistir, vou sempre manter comidinha e água por lá, um dia eles aparecem. E pode copiar a idéia sim, claro!Que aliás, não é minha viu? Já vi em outros blogs, gostei e fiz. Só isso. Beijocas